quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jogo do ano

Definitivamente, foi a melhor atuação de duas equipes esta temporada no Brasil. E os técnicos também se destacaram, Silas armou mal o tricolor. O 3-5-2 sucumbiu ao Santos e poderia ter eliminado o tricolor caso P. H. Ganso fizesse um gol mágico.

Mas não fez. E o BorgesGrêmio chegou no intervalo com a desvantagem de dois gols. E aqui algo merece menção. Silas tem aproveitado muito bem os 15 minutos com seus jogadores entre a partida. Invariavelmente a equipe melhora é muito na segunda etapa. Foi assim contra contra o Avaí, em SC, nos dois GRENAIS, e contra o Fluminense em casa.

O treinador do tricolor corrigiu o esquema, voltou para o 4-4-2, com Edílson deslocado Robinho Andrépara lateral-esquerda, e M. Fernandes na direita e com direito a show de Borges, atropelou os meninos da Vila. Fez 4 a 1 no segundo tempo e 4 a 3 no placar do jogo o Grêmio chega vivo para o jogo da Vila na próxima quarta. Vivo, não mais do que isso.

Veja os gols da partida.

Technorati Marcas:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Jonas


A atuação de Jonas nas duas últimas partidas, principalmente na vitória contra o Caxias, dia 21, vem distorcendo o nariz de grande parte da torcida e da mídia esportiva. Escolhido por um jornal espanhol como pior atacante do mundo, por perder este gol.



O atacante em 2010 começou com tudo. Entrou no intervalo em Pelotas e marcou o primeiro da virada gremista. Na última quinta começou jogando, marcou um e participou dos outros dois gols da vitória tricolor. Além dos tentos, surgiram alguns dribles e cruzamentos. Jonas parece também estar mais confiante. O novo contrato parece tê-lo motivado ainda mais.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ENTREGA OU NÃO ENTREGA?

A polêmica toma conta da rodada final do brasileirão. Muitos que achavam o sistema de pontos corridos a maneira mais justa de se encontrar um campeão estão revendo seus conceitos. O fato de Grêmio e Corinthians entrarem mais preocupados em evitar que seus rivais (Inter e São Paulo/Palmeiras respectivamente) sejam campeões do que outra coisa, dá “pano pra manga” aos defensores da mata-mata.

E afinal o Grêmio vai entregar? Não.

O Inter, então, sairá campeão? Também não. Explico.
A campanha pífia do tricolor fora de casa, tira, por si só, toda responsabilidade de vitória do Grêmio. Se enquanto tinha vida na competição o imortal não vingou longe do Olímpico, não vai ser agora, contra Imperador & Cia que haverá uma vitória.
Obviamente o Grêmio não entrará motivado em campo, até porque não disputa mais nada e não será empecilho para que o Flamengo chegue ao título.
Ao Inter resta a comemoração da conquista para Copa Libertadores 2010, que chegou a estar ameaçada durante esta reta final do certame. Fica a lição de jogos como o Botafogo em que perdeu em casa por 1 a 0, e a derrota de 4 a 0 para o Flamengo, quando privilegiava a Recopa.

Por sinal, esta próxima Libertadores não contará com Boca e River, o que serve de estímulo muito grande aos brasileiros que disputarão o torneio.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Palmeiras tropeça na semana do Grenal

O líder do Brasileirão balança mas não cai. O nível decepcionante do campeonato se comprova com o fato, há quadro rodadas o Palmeiras não vence e com três derrotas consecutivas, para Náutico, Flamengo e Santo André viu a vantagem que tinha ir para o espaço. Mesmo assim não será nesta rodada que perderá a liderança.
A bobeira dos primeiros colocados do certame permite que já se fale em Flamengo e Cruzeiro na briga pelo título, times que já haviam jogado a toalha.


A semana é de Grenal. As escalações, como sempre, são mistério. No Inter, Giuliano pode aparecer na ala, ótima opção se Mario Sérgio quiser abrir o jogo, o perigo é o Grêmio jogar com Lúcio e Douglas Costa nas costas do capitão da Sub-20. A possibilidade do tricolor jogar só com Perea na frente mostra que um empate é bom negócio. Um meio com Túlio, Adílson, Rochemback, Souza e D. Costa, deixaria congestionado a meia cancha.



Este é o Grenal dos cinco pontos. Entre Inter e Grêmio, cinco pontos. Entre o Inter e o líder, também. E entre o Grêmio e o G-4, adivinhem...



sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vésperas da Copa

Sandro entrou com personalidade quarta-feira e possivelmente garantiu seu lugar na próxima convocação. A menos de um ano na Copa do Mundo, estamos na reta final da escolha do grupo que representará a seleção na África e restam poucas vagas. Quem faz parte hoje do time titular está garantido no mundial, talvez não seja titular na Copa, mas está no grupo.
Digo isto, pois nesta quarta vimos que alguns dos “reservas” que começaram a partida ontem podem acabar como titulares. Daniel Alves é o principal exemplo. O reserva da lateral direita compôs bem o meio-campo, ajudando Maicon tanto no ataque como na cobertura. Já Julio Baptista decepcionou com a dez nas costas. Marcou um gol, mas nada acrescentou na armação.


Vocês vão ter que me engolir!” A célebre frase de Zagallo deve ter vindo à cabeça de Dunga no quarto gol brasileiro. Depois de fazer dois a zero e, no segundo tempo, permitir o empate, o eterno capitão do tetra mexeu de forma muito estranha. Mas não é que deu certo. O time se encontrou, retomou o meio e venceu com um homem a menos.



Nilmar foi o dono da quarta-feira. Não só pelos três gols e a roubada de bola do outro, mas pela determinação e vigor físico. O atacante do Villareal ainda não tinha carimbado seu passaporte para a África do Sul. Não tinha, carimbou ontem e mais, ainda pode chegar à Copa como titular. Na humilde opinião desde colunista deveria ser o companheiro de ataque de Luis Fabiano.

Se Julio Baptista foi mal e perdeu uma chance de se garantir no grupo, seu xará Julio César fez uma defesa importantíssima logo antes do segundo gol canarinho e segue como “possível” melhor goleiro do mundo. Nada pode fazer nos dois gols chilenos. Uma bomba a queima roupa e um pênalti no ângulo. Victor deve ir a Copa, mas certamente como reserva.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Campeonato do tetra

Este ano teremos um tetra campeão brasileiro. Digo isto porque acredito que o vencedor do brasileirão será um destes clubes, nesta ordem de probabilidade: São Paulo, Muricy e Internacional. Justifico, o São Paulo teria seu quarto título consecutivo, Muricy também, era o técnico do tricolor paulista até o início desta temporada, e o Internacional que, caso seja o campeão, levaria a quarta taça do brasileiro para o Beira-Rio.

Minhas suspeitas são claras e visíveis para quem acompanha o certame. O São Paulo tem sete vitórias seguidas e tem tudo para conseguir mais três e bater o recorde nacional de dez vitórias consecutivas, além disto tem o melhor elenco e um técnico promissor, Ricardo Gomes. Muricy Ramalho é um dos grandes técnicos brasileiros, levou o São Paulo ao inédito tricampeonato consecutivo, treina o Palmeiras, clube que tem o melhor time e é por enquanto o líder da tabela. E o Internacional. Mas por que o Inter? Pois o colorado entrou nos últimos cinco anos como um dos favoritos. Bateu na trave em 2005, quando foi prejudicado com a anulação de 11 jogos. Em 2006 levou o vice, mas estava mais preocupado com a Libertadores e o Mundial de Clubes, competições em que saiu campeão. Em 2007 e 2008 deixou a maionese desandar no meio do ano e nem no G4 conseguiu ficar.
Mas novamente, por que o Inter? Porque tem um bom time, enfraquecido é verdade pela saída de Nilmar, tem um bom técnico também, mas principalmente porque tem planejamento. Coisa muito rara no futebol brasileiro.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Perdendo de novo longe de casa


Grêmio joga mal, juiz erra três vezes e segue a rotina de derrotas fora de casa. Este é o resumo da quinta-feira do tricolor. O fato do Grêmio ter feito duas faltas demonstra a apatia que time teve em campo. Apenas os dez últimos minutos o Grêmio realmente jogou contra o São Paulo, no resto viu o tricolor paulista passear em campo.
A arbitragem errou três vezes contra o Grêmio. No início uma bola enviada para Maxi Lopez com nítida chance de gol o auxiliar deu impedimento, depois o mesmo bandeirinha errou de novo marcando outro impedimento de Herrera. Por fim, no gol são paulino Borges corre na direção da bola, Dagoberto toma a frente e faz o gol, Dagoberto estava legal mas Borges impedido.
Mais uma vez o tricolor gaúcho tropeçou fora de casa, em 21 pontos disputados conquistou apenas um, muito pouco para quem quer estar entre os quatro no final do campeonato.